Doe agora e contribua para um futuro melhor!
A AICEL é uma organização sem fins lucrativos criada e idealizada pela educadora física Michele Sandes.
Em 2023 completamos 10 anos promovendo a inclusão social através de ações de incentivo à educação, esportes, cultura e cidadania para crianças e adolescentes de comunidades do Rio de Janeiro.
Nosso objetivo é a transformação do ser humano com foco no crescimento, desenvolvimento e superação dos seus limites, contribuindo assim, para a formação de melhores pessoas para a sociedade brasileira.
A educadora física, Michele Sandes nascida e criada no Rio de Janeiro é a criadora e idealizadora da AICEL e desde 2013 está à frente da organização.
A ideia do projeto foi construída através de concepções experienciadas na infância em projetos sociais, do qual participou onde morava, compreendendo a importância do papel do professor para a relação transformadora e crítica no processo de educação.
Michele começou atuar como professora efetiva nas aulas de dança, na Vila Olímpica da Maré, no qual já havia estagiado durante sua formação como educadora física.
Seu grande apreço pela a ginástica rítmica a fez oferecer aulas voltadas para este esporte nesta Vila Olímpica. A prática foi bem aceita e uma turma de meninas, crianças e adolescentes, iniciaram o projeto.
As aulas ocorriam uma vez por semana e durante as atividades, a professora observava que questões para além da prática esportiva, interferiam no progresso das alunas, mesmo que o objetivo das aulas não contemplasse diretamente o alto rendimento e a competição, embora algumas meninas manifestassem tecnicamente desenvoltura para o esporte.
Como estratégia, atividades extras e rodas de conversa eram realizadas com o consentimento dos responsáveis em espaços cedidos por eles fora da vila como quintais, terrenos, terraços.
Nas rodas de conversa, inquietações trazidas pelas alunas, relacionadas a alimentação diária, escola, família, mídia, adolescência, sociedade eram discutidas. As rodas eram cada vez mais recorrentes e por conta da duração específica das aulas, da entrada de novas alunas e da necessidade de maior autonomia, com o objetivo de atender as necessidades específicas do grupo, um novo espaço era necessário.
Cedido pelo presidente da agremiação, no ano de 2008, o grupo passou a ocupar provisoriamente o espaço da quadra de samba da Imperatriz Leopoldinense, localizada no bairro de Ramos.
A quadra da escola que é utilizada até hoje já chegou a oferecer atividades para mais de 100 participantes, dentre crianças e adolescentes, com idades entre 4 e 18 anos, em diferentes projetos.